O PROFESSOR POLVO |JAMES REED, PIPPA EHRLICH |2020|NETFLIX


Uma floresta submersa de algas e uma vasta biodiversidade na costa sul africana serve de retiro sabático para um cine documentarista que, ali, repensa sua vida e tudo que já passou.
Tomando gosto pelo 'mergulho contemplativo' apaixona-se pelo lugar e começa uma amizade nada convencional... com um polvo!
forte concorrente ao Oscar de 2021 'O PROFESSOR POLVO' tem como desafio contar uma historia a partir dessa premissa absurda ou no mínimo, inusitada. E consegue!
Graças a uma montagem e edição 'malandramente' sincronizada com a narração do 'coadjuvante' Craig, a protagonista, uma fêmea de polvo nos é apresentada e, de cara, nos envolve e logo em seguida nos emociona das mais diversas formas.
Craig narra a sua relação de amizade de um ano com o polvo mas com uma regra estabelecida logo de inicio: de não interferir na natureza pra proteger o polvo e isso faz toda a diferença. A carga dramática aumenta consideravelmente pois percebemos rapidamente que cada encontro pode ser o ultimo pois a fauna local conta com diversos predadores sendo os principais os 'tubarões-pijama' que povoam o lugar.
A fotografia é belíssima e sem muitos recursos pra deixar o lugar mais paradisíaco do que já parece, é uma fotografia sincera e trabalha muito bem com a iluminação natural que da tons de tranquilidade e hostilidade nos momentos certos sem ser artificialmente captadas por lentes ou filtros mirabolantes.
Poucas vezes vimos um documentário ter uma sensibilidade para estreitar a relação do homem com a natureza de forma tão sensível como esse faz.
O PROFESSOR POLVO é um documentário-raiz no seu jeito, pois tem uma historia simples e sincera, direta e emocionante. Conta com fotografia, montagem e edição que não deve nada aos 'grandes canais' de documentários existentes por ai.
NOTA 8.5



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog