O Gambito da Rainha| The Queen's Gambit|Scott Frank, 2020

NETFLIX
aos 9 anos de idade a órfã Elizbeth Harmon aprende xadrez com o zelador do orfanato. Em pouco tempo, a jovem Elizabeth se torna uma das maiores jogadoras do mundo. Não sem antes duelar com seus demônios internos.
Scott Frank adaptou o livro de Walter Tevis e nisso o trabalho é excelente o xadrez é tratado com respeito e um carinho.
A produção da uma ambientação sessentista que beira o artificial mas isso não nos tira da historia pelo contrario o figurino e o design de produção nos carrega pra dentro do universo proposto.
A maneira como o xadrez é demonstrado é inventiva e deixa quem não sabe querer aprender e quem sabe querer jogar.
As atuações de maneira individual são boas mas o destaque vai pra protagonista Anya Taylor Joy, olhar penetrante e concentrada, sempre. Marielle Heller que faz a mãe adotiva é particularmente o personagem mais complexo e humano da serie e a Moses Ingram que faz a amiga Jolene tem um personagem rico com varias camadas e seus diálogos nos fazem querer mais dela na serie.
Tudo, separadamente, funciona em o GAMBITO DA RAINHA, mas porque a serie não é perfeita?
Quando tudo é juntado para contar a historia o tom fica inconsistente a serie não sabe se quer ser um drama denso ou uma historia de redenção.
todos os personagens entram e saem apenas para empurrar a protagonista que deixa claro que não entende de absolutamente nada no universo que não seja matemática, nem mesmo o xadrez pois ela joga por intuição. E quando precisa dos dotes matemáticos para organizar suas finanças ela chama a mãe para fazê-lo(!?).
Há personagens mais interessantes que a protagonista e isso é um problema já que o desenvolvimento da narrativa gira em torno dela.
Tive a impressão que a personagem sofria de algum tipo de distúrbio mental de tão antissocial que ela se apresenta.
Vários diálogos expositivos para explicar o xadrez ou como a mente de Elizabeth funciona alguns interessantes outros nem tanto. O filme propõe varias discussões sobre abuso de álcool e calmantes mas não se aprofunda e desiste da discussão após alguns episódios.
Cujo os melhores são 1,2 6 e 7.
O GAMBITO DA RAINHA é uma série charmosa, bem produzida, com um elenco que segura tudo e mais um pouco mas a trama é previsível e por muitas vezes rasa. Ainda assim divertida.
NOTA: 7



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog