PECADOS ANTIGOS, LONGAS SOMBRAS| LA ISLA MINIMA
ALBERTO RODRIGUEZ| 2014| AMAZON PRIME VÍDEO
Dois detetives são destacados para investigar o desaparecimentos de duas adolescentes em um vilarejo rural da Espanha no fim da década de 70. Logo se envolvem em algo mais pesado e sombrio.
Essa pérola foi dirigida por Alberto Rodriguez e levou 10 prêmios "GOYA" o 'OSCAR' espanhol.
Não foi à toa.
Pegue a primeira temporada de 'true detective' tire as questões raciais de MISSISSIPI EM CHAMAS e deixe as tensões, tudo isso num clima de chuvoso e sombrio de 'SEVEN' e 'MEMORIAS DE UM ASSASSINO'.
Tirando "MEMORIAS...", todas produções americanas mas o diretor só faz uso da técnica desses filme e jamais perde sua identidade espanhola durante o longa.
Tanto que temos que contextualizar melhor.
Após sair vitorioso da guerra civil espanhola em 1936 , Franco sobe ao poder como ditador e fica até 1975, sua morte, mas deixa a monarquia restabelecida com Ruan Carlos como rei, em 1977 a espanha monárquica tem suas primeiras eleições.
Dito isso temos nosso pano de fundo para a trama.
e esse é o trunfo do roteiro. Não se trata apenas de um thriller policial batido. Ele tem a densidade de uma época dura e confusa para o povo espanhol.
Os dois detetives representam bem a Espanha dessa época. De um lado temos Pedro q representa uma nova espanha esperançosa mas com fantasmas do passado à sua volta. Do outro temos Juan a velha espanha, que não mede os fins para justificar os meios. Juan é tão desprendido de escrúpulos que torna a investigação fácil em alguns momentos.
Os atores conseguem passar isso sem muitas provocações que seriam obvias, é tudo no olhar. Juan olha de baixo pra cima como um animal traiçoeiro a espreita e Pedro tem o olhar sereno de estar vendo um animal acuado diante da inevitável extinção de sua espécie pelo tempo.
A fotografia do filme em tons de sépia ajuda a ambientar o filme em sua época.
Algumas resoluções ficam faltando e sentimos falta de certas explicações mas tudo isso é decisão do roteiro. Sabemos tanto quanto os detetives, investigamos com eles e vamos desvendando a trama ao mesmo tempo.
PECADOS ANTIGOS, LONGAS SOMBRAS é um filme com uma falsa despretensiosidade e com isso consegue falar mais do que mostra com uma trama imersiva para o expectador. NOTA 8.5
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
Comentários
Postar um comentário