DESTACAMENTO BLOOD| DA 5 BLOOD| SPIKE LEE| 2020. NETFLIX No Vietnã dos dias atuais, 4 ex combatentes afro americanos se reúnem para uma ultima missão: resgatar os restos mortais do comandante que fora abatido durante a guerra para o exercito dar-lhe um enterro com as honras devidas. Extra oficialmente a missão tem como segundo objetivo uma caça ao tesouro e isso causa vários desdobramentos. Spike Lee dirige esse filme que no inicio do projeto seria um filme de Oliver Stone. Nas mão de Lee que já tem um ótimo filme de guerra no curriculum (MILAGRE EM Sta ANNA) a trama ganha outro corpo. Lee reescreveu o roteiro com seu parceiro de INFILTRADO NA KLAN, Kevin Willmott e deu um fôlego novo para os filmes de guerra. PLATOON, PONTE DO RIO KWAI, O TESOURO DE SIERRA MADRE, APCALIPSE NOW E TRÊS REIS são as referências mais evidentes. Pegue tudo isso e junte ao molho picante que Spike Lee é capaz de produzir. O roteiro se conecta com essa década de 20 de um jeito que dificilmente outro vai conseguir. O 'timing' é ótimo. Os discursos no filme são poderosos e Lee não tem sutileza, a mão pesa na hora de criticar, talvez até mais que no seu filme anterior pois aqui não temos alivio cômico. o estilo narrativo também é o forte, usando diferentes formatos de tela e saturações quando há passagens de tempo ele passa de um formato 16:9 digital, para um 4:3 granulado como uma película. O diretor quer que você entenda as transições. Por isso o uso dos atores velhos no passado incomodam menos do que deveriam. Você acaba se acostumando e entendendo o motivo desse recurso. Mas o filme tem alguns defeitos que também sobram. O discurso do filme nos tira muitas vezes da trama do filme, porque 'sim', em alguns momentos, são mais interessantes que o filme em si. A trilha sonora é, ás vezes deslocada, fora do seu momento. O filme parece perder força no meio de cada ato e as cenas de ação são muito entrecortadas talvez pela pouca intimidade do diretor com filmes de ação. Atuações acima da média de todos, absolutamente todos no filme tem sua importância e força para narrativa. Mas o filme é de um único nome Delroy Lindo no papel de Paul. O filme é tomado pela força de seu personagem, um homem mentalmente perturbado pelos fantasmas que a guerra lhe deu e uma culpa que carrega em segredo. De longe a melhor atuação do ano até agora, merece uma indicação ao OSCAR. DESTACAMENTO BLOOD poderia ter uns quinze minutos à menos para ser mais ágil. Mas ainda assim é um primor técnico com um roteiro que jamais cai no óbvio. Nota 7.5

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