A VASTIDÃO DA NOITE| THE VAST OF THE NIGHT
|ANDREW PATTERSON| 2019| AMAZON PRIME VÍDEO
Final dos anos 50, guerra fria no auge, em uma pequena cidade do interior dos EUA uma telefonista recebe uma estranha mensagem e com a ajuda do seu amigo, DJ da radio local, tentam procurar a origem da mensagem misteriosa.
Esse é o terceiro longa de Andrew Patterson e sem duvida é seu melhor trabalho até agora.
Parece que a falta de recursos obriga realizadores a se resolver de maneira criativa para driblar a falta de dinheiro.
Esse é o caso de A vastidão da noite.
O diretor contorna o orçamento limitado com uma pegada muito parecida com John Carpenter.
Com bons diálogos e takes longos ele estabelece logo nos primeiros minutos toda a geografia da cidade e a relação dos personagens principais.
A maneira de contar essa historia de ficção também é interessante.
ele imaginou o filme como uma novela de radio, colocou isso no roteiro e filmou assim mesmo.
Imagine a serie ALEM DA IMAGINAÇÃO em uma radio novela da década de 50. Por isso esse filme é uma grande experiencia auditiva como um podcast. Tudo muito dito e nossa imaginação faz todo o resto.
Os atores fazem um ótimo trabalho. Mas a técnica do diretor é o que deixa o filme interessante. Usar o radio como elemento de metalinguagem e a câmera carregar pela historia torna a experiencia valida.
A VASTIDÃO DA NOITE, é uma obra de baixo orçamento mas com uma inventividade que deixa pra trás muitas produções de milhões de dólares. uma aula de ficção cientifica criativa, imersiva e instigante. NOTA 8.
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
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