THE LODGE, 2019 DE SEVERIN FIALA E VERONIKA FRANZ.
O recém viúvo, Richard tenta reestruturar sua vida apresentando para seus filhos, Mia e Aidan, a sua atual namorada e futura esposa Grace, uma mulher que tem um terrível trauma em seu passado que lhe deixou profundas cicatrizes emocionais.
Todos terão de se relacionar numa casa isolada nas montanhas, num intenso e nevoso inverno, dias antes do natal.
Temos a direção a dupla Severin Fiala e Veronika Franz este é o segundo trabalho da dupla o primeiro foi o incrível BOA NOITE MAMÃE.
Aqui eles repetem a dose enchendo a tela com um clima pesadíssimo de suspense quase palpável. Este filme de terror psicológico não é um filme de terror nem de horror exatamente, o que ele nos causa é incomodo e pavor.
A câmera é posicionada em vários momentos em um ponto que pra nós é de certa forma, desconfortável. E isso é quase proibido em linguagem cinematográfica por que, em muitas vezes, cinema é imersão. A missão do diretor é contar uma história em que o 'sujeito espectador' se esqueça por um momento que se trata de um filme e pra isso precisa estar quase que inserido em cena ou pelo menos cúmplice na trama, para assim causarmos emoções e assim, seu comprometimento.
Não nesse filme.
A câmera fica colocada em um ponto de vista que é tão artificial que sabemos a todo momento que se trata de um filme e não nos sentimos inseridos em cena muito menos envolvidos.
Nas mãos de um diretor sem habilidade e insensível o filme seria um desastre. Mas a dupla, que também escreveu a historia, temos, a todo momento uma tensão no ar uma urgência de algo que nunca vem, mas esta lá, à espreita.
As atuações não são brilhantes mas o filme não necessita desse recurso.
O filme derrapa um pouco no terceiro ato mas recupera o folego nos momentos finais, ainda assim um ótimo trabalho da dupla.
THE LODGE é um terror psicológico, onde o espectador tem uma oportunidade de sentir o filme acontecendo dentro de sua cabeça e não propriamente na tela, ótima experiência. NOTA 8.5
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
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