AERONAUTAS, 2019, TOM HARPER.
AMAZON PRIME VIDEO.
Na Inglaterra de 1862, o cientista James Glaisher e a aeronauta Amelia Wren se lançam para o céu para comprovar teorias meteorológicas e observar como o clima se comporta a partir de padrões iniciando assim os primeiros estudos sobre a previsão do tempo.
Dirigido por Tom Harper e escrito por ele e Jack Thorne, AERONAUTAS possui a façanha de fazer de uma história pouco atrativa uma deliciosa aventura aos moldes dos filmes da década de 60.
A Ciência e a Historia estão lá, fazendo a sua parte técnica, quando evocadas durante a trama. Mas a dupla de roteiristas da corpo e ritmo para trama colocando aventura, romance e pitadas de fantasia. A trama tinha tudo pra ficar chata e cansativa, mas a idéia de iniciar a narrativa pelo segundo ato e deixar o primeiro ato em 'flash-backs' ajuda a trama respirar e quando a historia 'cansa' de um lado ela é 'aliviada' por outro. São dois filmes, contados simultaneamente, com os mesmos personagens. Que aliás são muito bem desenvolvidos Eddie Redmayne como o apaixonado cientista esta muito à vontade no papel e Felicity Jones transformou a Amelia Wren (que realmente existiu!) em uma personagem deliciosamente imprevisível que lembra um Jack Sparow só que mais sóbria e, nesse caso, navegando pelos ares.
A cinematografia e fotografia são pinturas! Muitas cor saturada, tons pasteis e planos lindamente abertos.
AERONAUTAS é mais uma grata surpresa da AMAZON PRIME VIDEO, transforma em aventura um assunto que, para muitos, não é interessante e nos brinda com cenas maravilhosas. NOTA 7
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
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