VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI, 2017.
Joe é um mercenario/ caçador de recompensas e vive basicamente disso. Mas seu trabalho tem uma característica peculiar: ele é especialista em achar garotas desaparecidas. Ao ser contratado por um senador para recuperar a filha desaparecida em circunstâncias suspeitas sua vida muda drasticamente.
Lynne Ramsay dirige o longa baseado no livro de Jonathan Ames, ela também dirigiu o ótimo PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN. Ela é uma excelente diretora para filmes pesados que exigem firmeza de seu diretor e isso ela tem de sobra. E o filme serviu de trampolim para Joaquim Phoenix ganhar o papel de Coringa no cinema. Aqui ele está igualmente perturbado mas com origem diferente para essa perturbação. O personagem Joe é uma mistura de o assassino Leon de O PROFISSIONAL, de Luc Besson e o Justiceiro, não o da TV mas sim dos quadrinhos. Joe é um homem assustadoramente doce mas ao mesmo tempo violento quando necessário e assombrado por traumas do passado e com fortes tendencias suicidas. A atriz que faz o papel da menina desaparecida, Ekaterina Samsonov, é uma versão do Joe. A semelhança chega a ser engraçada em alguns momentos.
Lynne tem uma câmera calma e bem fluida e ajuda os atores a passar tudo na respiração e no olhar sem a necessidade de muitas falas e com isso tornam poéticas as cenas mais pesadas do filme.
Regra básica de cinema: sempre que possível, mostre e deixe a imagem falar, não verbalize o que pode ser visualizado, a cena fala por si só. Ponto pra diretora.
VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI é um filme pesado, denso, poético, mas que poderia nos dar mais camadas de alguns personagens para que o destino de cada, tivesse um pouco mais de peso, ainda assim, um ótimo filme. Nota 8
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
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