A HISTORIA DE UM CASAMENTO, DE NOAH BAUMBACH, 2019
Nicole, uma atriz em ascensão, faz uma reflexão e percebe que não decidiu muito sobre sua própria vida e tudo que fez até então foi orbitar em volta do seu marido o diretor de teatro Charlie, com quem tem um filho, Henry. Ela pede o divorcio, Charlie mesmo relutante aceita mas com uma condição: nada de advogados. À principio, Nicole aceita, mas muda de ideia quando recebe a indicação de uma advogada, Nora.
O filme é dirigido e escrito por NOAH BAUMBACH ele é um ótimo diretor, do tipo que não tem filme ruim, OS MEYEROWITZ, FRANCIS HA (seu melhor filme na minha opinião) e TEMPO DE DECISÃO estão no catalogo da netflix também. Nesse, ele parece fechar um trilogia sobre casamento que tem inicio com LULA E A BALEIA, 2005, ENQUANTO SOMOS JOVENS, 2014 e agora com esse A HISTORIA DE UM CASAMENTO.
Ele tem uma obsessão com casamentos e nesses 3 filmes ele esmiúça isso mas sem fazer cortes profundos como INGMAR BERGMAN fez com CENAS DE UM CASAMENTO (filme definitivo sobre o assunto) e nem tenta achar humor como Woody Allen fez em vários filmes. Noah cria um ponto de vista que fica bem claro nessa aparente parte 3 de sua trilogia: As pessoas funcionam melhor quando separadas e ora ou outra se encontrando pra trocar ideias e falar de suas experiencias. É um ponto de vista curioso que nesse filme ele não tem pressa de apresentar. Ele se dá o trabalho de mostrar todo o stress que envolve o divorcio e suas etapas por fim acaba por fazer um critica a estrutura jurídica que envolve isso.
Enquanto o casal não envolve advogados tudo corre até bem entre eles mas o momento que os advogados entram tudo vira um caos. Os personagens mudam de tom a partir das orientações dos advogados Laura Dern esta bem no papel de Nora, Alan Alda como Bert tenta ser mais humano e Ray Liotta faz Jay o antagonista agressivo de Nora. Adam driver esta soberbo como o cara que fez tudo e não fez nada ao mesmo tempo ele passa uma verdade quase tátil de um homem que tinha uma 'fórmula básica' de como ser 'o homem' mas a realidade lhe deu uma rasteira. Já Scarlett Johansson deveria pegar mais papéis assim. Ser a Viuva Negra deixou ele com fome de atuar de verdade. Ela entrega um papel visceral de uma mulher que enfim, percebe que não sabe o quer exatamente, mas sabe o que não quer. As atrizes Julie Hagerty e Merritt Wever que fazem a mãe e a irma de Scarlett estão otimas tambem dando o suporte para deixar a personagem Nicole mais verdadeira.
Curiosidade Noah é casado com atriz/roteirista e diretora Greta Gerwig, de FRACIS HA e que ganhou o oscar por LADYBIRD eles iniciaram seu relacionamento quando Noah era casado com a tambem atriz Janifer Jason Leigt.
A HISTORIA DE UM CASAMENTO com uma historia um pouco batida mas defendida muito bem por um elenco afiado e uma mão segura de um diretor que como disse não faz filmes ruins e posivelmente fecha um trilogia sobre relacionamentos, é um filme que machuca, nos faz pensar. Nota 8
INTERROMPEMOS NOSSA PROGRMAÇÃO, 2021, JAKUB PIATEK NETFLIX No Reveillon entre 1999 e 2000 um homem entra armado em uma estação de TV e faz reféns, Sua intenção? Ler uma carta, ao vivo, na virada do ano. Um filme que fez um certo burburinho no festival Sundance e que promete mais do que entrega. Dirigido por Jakub Piatek, o filme faz óbvias referências aos filmes de Sidney Lumet mais especificamente REDE DE INTRIGAS de 1976 e UM DIA DE CÃO, de 1975, mas fica apenas na referência já que não avança e, em vários momentos, empaca. O máximo que consegue é ser um versão abaixo do já mediano JOGO DO DINHEIRO de 2016. Interpretrações maquineístas e operacionais, em um filme com uma historia de bom potencial mas pouco aproveitada. NOTA: 5.5
Comentários
Postar um comentário